Marvel bate DC no cinema
Mesmo com 20 anos de cinema a mais no currículo (e um estúdio cinematográfico, o da Warner, como empresa-irmã), a DC Comics não consegue superar a Marvel Comics nos lucros com as adaptações de seus heróis para as telonas.
A análise é do blog Serve With Chips, que comparou as bilheterias dos filmes de super-heróis das duas editoras, nos últimos 30 anos, e descobriu que a Marvel ficou com 57% do mercado, contra 43% da DC.
A editora de Batman e Superman sai com uma vantagem grande: a análise começa com Superman - O Filme, de 1978, e passa pelas quadrilogias dos dois heróis nos anos 80 e 90. Só em 1998 chegam os filmes da Marvel, com Blade.
Mas a diferença nos gráficos é gritante. Enquanto o maior sucesso da DC na telona foi o primeiro Batman (1989), de Tim Burton, com 251,2 milhões de dólares nos cinemas, a Marvel tem Homem-Aranha I e II entre os 20 filmes de maior sucesso na história do cinema - respectivamente 403,7 e 373,6 milhões.
Sem contar que, quando a DC se dá mal, os números são de se enforcar. Steel, aquele filme com o Shaquille O'Neal de herói de metal, arrecadou míseros 1,7 milhões. O pior da Marvel, Elektra, conseguiu 24,4 milhões.
A Marvel vai ganhar ainda mais área no gráfico este ano, em que a DC não tem absolutamente nada programado para os cinemas - contra Motoqueiro Fantasma, Quarteto Fantástico 2 e Homem-Aranha 3. A competição nas telonas só volta ano que vem, com o segundo Batman, The Dark Knight.
O gráfico elaborado pelo blog assemelha-se aos índices de vendas de quadrinhos: dividindo o mercado de HQs entre Marvel e DC, você vê uma vantagem pequena mas considerável da primeira sobre a segunda. Quando é que a DC vai reagir?
Fonte: Omelete
0 Comments:
Post a Comment