sexta-feira, dezembro 01, 2006

Quem vai ficar com a DC em 2007?

A Pixel confirmou hoje, por e-mail, que não vai publicar as revistas da DC Comics no ano que vem. A decisão teria partido da DC, que optara por não fechar contrato com a editora brasileira. A Pixel havia adiado vários lançamentos para 2007, como o próximo álbum de Corto Maltese, por causa da negociação. A editora informou que não vai comentar o assunto.

Uma notícia leva à outra: quem vai publicar os super-heróis da DC em 2007?

Ainda não há informação nesse sentido. Sabe-se apenas que tem de ser uma empresa com alto poder aquisitivo.

O Blog dos Quadrinhos conversou hoje à tarde com o presidente da Panini, multinacional que edita a DC no Brasil desde 2002. José Eduardo Severo Martins disse que a editora gostaria de continuar com as revistas da DC. "Todas as editoras têm interesse na DC. A Panini tem interesse também, claro".

José Eduardo Martins diz que, até o momento, não há nada acertado. "Se a DC fica com a Panini ou não, eu não tenho essa informação". Segundo ele, as negociações são feitas por meio da matriz italiana, que estaria aguardando uma posição oficial da sede da DC, nos Estados Unidos. Essa informação dá a entender que houve uma proposta feita pela Panini.

De concreto, por enquanto, é o fato de que o contrato da Panini com a DC encerra no dia 31de dezembro deste ano. Há dois cenários. Se não for renovado, a editora publica até o fim do ano a minissérie Crise Infinita num volume só, segundo Martins. A obra, o mais importante evento da DC dos últimos anos, saiu originalmente em sete edições. Se o contrato for renovado, essa decisão pode ser revista.

Outras editoras que publicam material da DC no Brasil não foram informadas oficialmente sobre qualquer decisão da editora norte-americana a respeito da ida dos personagens para outra empresa. O clima de incerteza, no entanto, instigou a busca por outros materiais. A Devir, que edita Preacher e Fábulas, ambos da DC, procurou garantir outros contratos para 2007. No ano que vem, terá Bone, Lost Girls (de Alan Moore) e mais álbuns de Luluzinha.

A informação de que os direitos de publicação da DC iriam para a Pixel surgiu em setembro, em matéria veiculada no site Universo HQ. A notícia dava como certa a transação (o site colocou no ar hoje uma matéria explicando os bastidores do que ocorreu) . À época, o Blog dos Quadrinhos apurou que a negociação existia, mas que o acordo não estava cem por cento fechado (postagem de 13 de setembro).

Do ponto de vista do leitor, o principal interessado na história, o ponto-chave é: a pouco mais de um mês para a virada do ano, ainda não se sabe quem vai editar Batman, Super-Homem e companhia em 2007.

Fonte: Blog dos Quadrinhos

0 Comments: