Robert Kirkman diz que Rob Liefeld é o Jack Kirby moderno
O escritor Robert Kirkman (Invencível, Universo Marvel, Marvel Zombies) inflamou a discussão sobre um dos tópicos mais adorados pelos fãs de quadrinhos: Rob Liefeld. Em texto publicado numa revista especial da Marvel, Kirkman diz que "Rob Liefeld é o equivalente atual de Jack Kirby".
O texto foi disseminado pela internet logo após o lançamento da revista, na semana passada. Detestado quase universalmente, Liefeld é criticado por seu descaso com anatomia e roteiro, bem como por plágios, desde os anos 90. Kirby, uma dos responsáveis pelo lançamento do Universo Marvel nos anos 60, é mais conhecido nos quadrinhos norte-americanos como Deus.
Kirkman diz conhecer tudo que Kirby fez para a Marvel e a DC, justificando sua comparação. "Quem MAIS você poderia comparar a Jack? Rob tem a mesma energia nas suas páginas – diga o que você quiser sobre elas, mas uma página de Rob Liefeld é EXCITANTE (eu tenho várias). Rob entende tudo de anatomia humana? Não. Nem Jack – ou, pelo menos, isso não transparecia na sua arte. Rob e Kirby desenhavam o que ficava LEGAL na página", argumenta o escritor.
E quanto às várias acusações de plágio? Kirkman diz que Liefeld só merece elogios pela quantidade de personagens que consegue criar a cada história, dando como exemplo suas passagens recentes por Wolverine e X-Force. "Talvez os personagens de Rob não sejam seus prediletos, mas se Stan, Jack e depois Jack sozinho não tivessem tomado todos os nomes bons nos anos 60 e 70, talvez Rob tivesse mais com que trabalhar do que BloodWulf [uma cópia do Lobo, lançada na Image dos anos 90]", comenta.
Mesmo execrado por toda a crítica e por colegas de profissão – ele foi expulso da Image e do projeto da Marvel Heroes Reborn -, Liefeld continua ativo nos quadrinhos, recebendo a maioria de seus trabalhos da Marvel. Foi para a editora, afinal, que ele atingiu a marca de 4 milhões de unidades vendidas de X-Force #1, em 1991 (depois superada pelos X-Men de Jim Lee). Seu trabalho mais recente é Onslaught Reborn, minissérie que estréia este mês.
Kirkman só colaborou com Liefeld em uma tentativa de relançamento de Youngblood, em 2004. O projeto nunca foi publicado.
O texto foi disseminado pela internet logo após o lançamento da revista, na semana passada. Detestado quase universalmente, Liefeld é criticado por seu descaso com anatomia e roteiro, bem como por plágios, desde os anos 90. Kirby, uma dos responsáveis pelo lançamento do Universo Marvel nos anos 60, é mais conhecido nos quadrinhos norte-americanos como Deus.
Kirkman diz conhecer tudo que Kirby fez para a Marvel e a DC, justificando sua comparação. "Quem MAIS você poderia comparar a Jack? Rob tem a mesma energia nas suas páginas – diga o que você quiser sobre elas, mas uma página de Rob Liefeld é EXCITANTE (eu tenho várias). Rob entende tudo de anatomia humana? Não. Nem Jack – ou, pelo menos, isso não transparecia na sua arte. Rob e Kirby desenhavam o que ficava LEGAL na página", argumenta o escritor.
E quanto às várias acusações de plágio? Kirkman diz que Liefeld só merece elogios pela quantidade de personagens que consegue criar a cada história, dando como exemplo suas passagens recentes por Wolverine e X-Force. "Talvez os personagens de Rob não sejam seus prediletos, mas se Stan, Jack e depois Jack sozinho não tivessem tomado todos os nomes bons nos anos 60 e 70, talvez Rob tivesse mais com que trabalhar do que BloodWulf [uma cópia do Lobo, lançada na Image dos anos 90]", comenta.
Mesmo execrado por toda a crítica e por colegas de profissão – ele foi expulso da Image e do projeto da Marvel Heroes Reborn -, Liefeld continua ativo nos quadrinhos, recebendo a maioria de seus trabalhos da Marvel. Foi para a editora, afinal, que ele atingiu a marca de 4 milhões de unidades vendidas de X-Force #1, em 1991 (depois superada pelos X-Men de Jim Lee). Seu trabalho mais recente é Onslaught Reborn, minissérie que estréia este mês.
Kirkman só colaborou com Liefeld em uma tentativa de relançamento de Youngblood, em 2004. O projeto nunca foi publicado.
Fonte: Omelete
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