domingo, setembro 24, 2006

A volta de Union Jack

Union Jack

Chega nesta quarta-feira, nas comics shops americanas, o primeiro de quatro números da nova série do clássico personagem britânico dos quadrinhos: Union Jack. Criado por Roy Thomas em 1976 para a Marvel, o personagem já foi James Montgomery (Lord Falsworth), seu filho Brian e, atualmente, é Joseph Chapman, um amigo do neto do primeiro alter ego do herói. Union Jack é um personagem estiloso, sem super-poderes, que faz uso de uma pistola Webley 455 e uma faca como armas. Em seu peito, o herói tem a bandeira do Reino Unido, que nada mais é do que uma mescla de outras: a da Inglaterra, a da Escócia e a da Irlanda. A do País de Gales curiosamente não. Veja abaixo a união das bandeiras:


As primeiras aventuras do herói britânico aconteceram na Segunda Gerra Mundial, enquanto fazia parte do clássico grupo formado por Namor, Tocha-Humana (o andróide), Centelha, Capitão América e Bucky: os Invasores. Nesta nova série, o alter ego de Joseph Chapman enfrentará uma organização criminosa chamada RAID (uma espécie de HYDRA inglesa) em cenários como a Torre de Londres, o Big Ben e Trafalgar Square.

No Brasil, o grande John Byrne escreveu (com Roger Stern) e desenhou a ótima HQ intitulada "O ódio se chama sangue" (publicada no Almanaque Capitão América 58, de maio de 1984), em que o terceiro e atual Union Jack surge pela primeira vez. Em uma já amarelada história de 42 páginas, vimos o fim de Lorde Falsworth e de seu arquiinimigo e irmão, o Barão Sangue.

Outro herói britânico, porém mais escocês (já que tem em seu peito o leão que simboliza o país), o Capitão Britânia, também foi desenhado por John Byrne em outras duas ótimas histórias publicadas no Brasil em Homem-Aranha 38 (agosto de 1986). Juntos, Homem-Aranha e Brian Braddock, vulgo Capitão Britânia, enfrentam um vilão fissurado em jogos de pinball: Arcade.

Fonte: Gibizada

0 Comments: