Criador de X-Men comemora reconhecimento em DVD do terceiro filme
"Estou nas nuvens." Essa é a sensação declarada por Len Wein, o roteirista de quadrinhos que foi um dos responsáveis pela reformulação dos X-Men nos anos 70, ao descobrir que seu nome está nos créditos da caixa do DVD de X-Men: O Confronto Final.
Na versão estadunidense do DVD, segundo Wein, o verso traz as informações (em letra minúscula, de leitura quase impossível): "Wolverine character developed by Len Wein & Herb Trimpe - Storm and Colossus characters developed by Len Wein & Dave Cockrum" (personagem Wolverine desenvolvido por Len Wein e Herb Trimpe - personagens Tempestade e Colossus desenvolvidos por Len Wein e Dave Cockrum).
A comemoração de Wein tem grande significado, considerando as batalhas judiciais que diversos criadores - como Steve Gerber (Howard o Pato), Marv Wolfman (Blade), Jack Kirby (inúmeros) e até o próprio Stan Lee - já tiveram com a Marvel, buscando reconhecimento por suas criações e alguma parte dos gordos lucros que a editora obteve com as mesmas, especialmente com os licenciamentos para Hollywood nos últimos anos.
Wein, que desde os anos 90 vem trabalhando principalmente com roteiros para TV e cinema, nunca havia sido creditado por seus X-Men - ele também é co-criador de Noturno e Pássaro Trovejante. "Pela primeira vez, após duas séries de desenhos animados e três grandes filmes, finalmente [eu e os desenhistas] ganhamos algum crédito. Isso ainda não significa que nossos nomes estão no lugar apropriado, e certamente não ganhamos um tostão furado, mas é um começo. Como é que os chineses dizem? 'Uma longa jornada começa com o primeiro passo'", escreveu Wein em seu blog.
Até o momento, a Marvel não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: Omelete
0 Comments:
Post a Comment