quinta-feira, outubro 26, 2006

Neil Gaiman comenta filme de Stardust

Stardust

Neil Gaiman, autor do livro de fantasia Stardust, ilustrado por Charles Vess e publicado em 1997, falou ao SuperHeroHype sobre o filme que adapta o romance para as telas.

O escritor explicou porque agora é a hora certa para adaptar Stardust: "Entramos em um mundo em que os estúdios não têm mais medo de fazer filme de fantasia como eles tinham antes. Eles não estão completamente confortáveis, porém. Um dia um executivo me disse que as pessoas não gostam de filme de fantasia. Eu falei: 'Peraí, e O Senhor dos Anéis, e Harry Potter? E se você listar os 15, 20 filmes mais rentáveis de todos os tempos?' Shrek é outro para mim que se encaixa no gênero".

E continuou: "Não acho que o público tenha um problema com fantasia. Não penso em Stardust sendo mais fantasioso do que Branca-de-Neve, em termos do que ele exige da audiência. É preciso entender que algumas bruxas podem ser bem ruins. Que há herdeiros de tronos que são capazes de matar uns aos outros. Não sei se esse filme teria alguma chance de ser feito algum dia - se não fosse pelo fato de [o diretor] Matthew Vaughn ter lido, adorado, desejado adaptar o livro e corrido até os investidores de Snatch, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e dito: 'eu vou fazer um filme de fantasia de grande orçamento agora, confiem em mim'".

Gaiman calcula que Vaughn levantou em torno de 20 a 30 milhões de dólares, e coube à Paramount entrar com mais 40 milhões. "O que é sensacional a respeito desse dinheiro, e sobre tudo, é que você o vê na tela", diz. Sobre o seu envolvimento com a produção, falou: "Estive envolvido na parte mais importante, que era achar um roteirista de quem gostasse, em quem eu confiasse, e colocasse-a [a escolhida foi Jane Goldman] em contato com Matthew. Não acho que um autor deva cuidar de seu bebê. Apegamo-nos no que é irrelevante e esquecemos o que é importante - sabemos porque fizemos isso na primeira vez e não conseguimos rever".

Assim, ele até consegue aceitar as licenças poéticas. "Eu nem ligo que ela não tenha cabelo preto e vestido vermelho. Agora ela é loira e veste verde. Ótimo! Você não olha pra ela e diz: 'Meu Deus, por que não a desenharam como Charlie fez?' Você olha pra ela e diz: 'Lá está Michelle Pfeiffer e ela é a coisa mais assustadora que eu já vi numa tela de cinema! E eles mantiveram a carruagem com as cabras!."

Stardust conta a história de Tristan Thorn (Charlie Cox), um garoto comum da pequena cidade de Muro, que se apaixona pela menina mais bonita das redondezas, Victoria (Sienna Miller). Para provar seu amor, o jovem promete buscar uma estrela cadente que ambos viram cair. Entretanto, o corpo celeste não caiu no mundo em que vivem, e sim, nas terras além-muro – no mundo das fadas. Assim, cabe a Tristan juntar coragem para iniciar sua jornada e adentrar o reino mágico, se quiser conquistar sua amada.

O elenco ainda tem Claire Danes, Rupert Everett, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Henry Cavill, Peter O'Toole e Ricky Gervais, entre outros. A direção é de Vaughn (Nem tudo é o que parece). Stardust estréia em 16 de março de 2007.

Fonte: Omelete

0 Comments: