quarta-feira, junho 21, 2006

A Guerra do Iraque pelos olhos da Vertigo


Pride of Baghdad


Brian K. Vaughan é um dos autores mais premiados e elogiados atualmente dos quadrinhos americanos. Tem arrancado grandes elogios de fãs e da crítica especializada americana, principalmente por seus títulos Y: The Last Man e Ex Machina. E com as duas revistas, ele sabe dosar bem o lado fantasia dos quadrinhos, com fatos verdadeiros e situações possíveis.

Há mais de dois anos, ele resolveu escrever algo ligado à Guerra do Iraque, mas não centralizado na guerra em si, mas na situação que ela deixou. Ele resolveu fazer uma crítica social através de metáforas, que mostram de uma outra maneira, os iraquianos depois dos vários bombardeios.

A graphic novel é centralizada em Baghdad. Em meados de 2003, após um grande ataque, o Zoológico da cidade acabou sendo atingido. Uma de suas maiores atrações escapou para as ruas, fugindo do barulho da destruição: quatro grandes leões. A graphic Pride of Baghdad mostra a sobrevivência dos quatro felinos, no meio da destruição, fome e desgraça deixada para trás depois dos vários ataques. Os personagens vão viver o extremo e até o sacrifício para sobreviverem ao caos, que nem eles podem compreender. Edição espetacular. Agosto nas bancas ianques.

Fonte: A Arca


0 Comments: