Dalai Lama premia Tim-Tim na Bélgica
BRUXELAS, Bélgica - Tim-Tim, o repórter mais célebre das histórias em quadrinhos - e dos desenhos animados -, recebeu, nesta quinta-feira, em Bruxelas, do Dalai Lama, o prêmio Luz da Verdade por ter mostrado a muitas pessoas a cultura e as paisagens inspiradoras do Tibet, graças às viagens que seu criador, o belga Hergé (o pseudônimo de Georges Remi), fez pela região.
Em Tim-Tim no Tibet (1959), Hergé levou Tim-Tim para uma viagem ao Tibet, junto com o capitão Haddock e seu cachorro Milú, em busca de um velho amigo chinês, Chang - no álbum O Lótus Azul (1936), ele sofreu um acidente de avião no Himalaia.
A história é uma busca cheia de aventuras e encontros estranhos com, entre outros, monges tibetanos e com Yéti, criatura que supostamente (diz a lenda) vive na região do Himalaia.
"Graças a Tim-Tim, muita gente que não tinha idéia do que existia no Tibet, chegou a conhecê-lo", disse o Dalai Lama, depois de entregar o prêmio Luz da Verdade à Fundação Hergé, que conserva a herença de Georges Remi, o Hergé.
"Tim-Tim foi muito útil", disse o líder espiritual e político
Dalai Lama, líder espiritual e político do Tibet, recordou a situação nada fácil vivida por este território, anexado pela China. "A ajuda de Tim-Tim foi muito útil".
A fundadora e presidente da Fundação Hergé, Fanny Rodwell, agradeceu ao Dalai Lama pelo reconhecimento simbólico e disse que Hergé nunca havia pensado que sua história teria tal transcendência.
Tensing Gyatso, o 14.º Dalai Lama e Prêmio Nobel da Paz em 1989, agradeceu a Fundação Hergé por ter tomado, em 2001, uma posição muito clara contra a editora Publishing House, que, na versão chinesa da história em quadrinhos que narra a viagem de Tim-Tim ao Tibet, publicou o livro com o título de Tim-Tim no Tibet Chinês. A Fundação Hergé obrigou a editora a conservar o nome original.
O personagem Tim-Tim, criado por Hergé há 77 anos, teve mais de 120 milhões de álbuns vendidos, traduzidos para aproximadamente 50 idiomas e virou desenho animado. Em 2004, para comemorar os 75 anos de vida do repórter, a Bélgica criou uma moedinha de 10 centavos de euro com a cara de Tim-Tim e Milú.
Fonte: Estadão
0 Comments:
Post a Comment